Dando sequência a nossa matéria especial sobre os principais insights da NRF que aconteceu em Janeiro de 2024 em Nova York e que pude acompanhar através do evento especial Pós NFR em São Paulo organizado pelo grupo Gouvea, hoje trago para você leitor as principais tendências de varejo e consumo para te ajudar atualizar a sua loja e trazer uma entrega bem mais assertiva conforme as necessidade de mercado e principalmente as necessidades do consumidor.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O ano de 2024começou forte não só no varejo mas acredito que em diversos setores a influencia da IA ( inteligência artificial). O assunto principal dessa NRF foi a inteligência artificial no centro de tudo. Mas ela entra como uma facilitadora de processos, ações e entregas. Muitas vezes a IA acaba nos assustando e passando uma percepção que ela vai acabar com diversas profissões e profissionais, mas na verdade não. O caminho é usa-lá como uma ferramenta para nos ajudar e facilitar a ganhar velocidade nas nossas entregas e melhorar cada vez mais a experiência de compra.
Um bom exemplo de IA e que já está sendo muito usada, há pelo menos dois anos e que ganha cada vez mais força de usuários é o CHATGPT. Vai conseguir se destacar profissionais que não apenas consiga dominar o uso dessa ferramenta como outras, mas o grande diferencial de IA é saber fazer as perguntas certas, para obter as melhores respostas.
VAREJO DE ENTRETENIMENTO: Outro tópico muito importante dessa NRF, foi o varejo de entretenimento. Já estamos há muito tempo vivenciando a era da experiência, onde pontos de vendas estão se transformando em pontos de experiência. O varejo dinâmico e a grande velocidade de mudanças no consumo, está nos trazendo essa evolução da experiência, que sai de um espaço físico comum, que oferece um cafezinho e que tem uma ótima exposição de produto, para um VAREJO DE ENTRETENIMENTO. No varejo de entretenimento, a experiência do cliente muitas vezes desempenha um papel fundamental. As lojas podem ser projetadas para refletir o tema de uma propriedade intelectual específica ou para criar uma atmosfera que aumente a experiência de compra. Além disso, estratégias de marketing, como eventos de lançamento, experiências imersivas, autógrafos de celebridades, shows e demonstrações de produtos, são comuns neste setor para atrair e envolver os consumidores.
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL: Bem, não enxergo mais esse assunto como tendência, sustentabilidade é um caminho sem volta. Os consumidores estão cada vez mais conscientes das questões ambientais e sociais, e esperam que as marcas adotem práticas sustentáveis e éticas em toda a cadeia de suprimentos. Desde a produção de produtos até a entrega final em pontos físicos e on-line.
INTEGRAÇÃO ONLINE E OFFLINE: As empresas varejistas estão explorando maneiras de integrar suas operações online e offline para oferecer uma experiência de compra mais fluida e conveniente, como a compra online e retirada na loja (click-and-collect) ou vice e versa. O consumidor espera dessa integração uma experiencia de compra com menos atrito e que as marcas consigam entregar uma comunicação única entre elas. Conhecida também como phygital. Mas quero reforçar aqui, o que falei na matéria anterior. Não vai ganhar o “jogo” quem tiver apenas o melhor canal de atendimento e sim, quem souber se relacionar melhor pessoas, relacionamentos que geram encantamento!
PERSONALIZAÇÃO E EXPERIENCIA SOB MEDIDA: Os consumidores estão buscando experiências de compra mais personalizadas e adaptadas às suas preferências individuais, desde recomendações de produtos até programas de fidelidade e ofertas exclusivas. Quando eu falo que vai sair na frente quem souber se relacionar melhor com seu cliente, é sobre isso. Consumidores estão buscando atendimentos e entregas mais individuais. Não cabe mais no consumo atual, entregar produtos e serviços de forma igual para todos os clientes! A marca que souber entender a fundo cada cliente, quais são seus gostos, suas necessidades, suas “dores”, problemas e saber entregar produtos e serviços que atendem essas necessidades com certeza vai ganhar a sua fidelidade.
Espero que essas duas matérias especiais sobre os principais insights do varejo 2024, te ajudem e muito a traçar um cominho de mudanças e inovação dentro das suas operações de loja, pois sair da zona de conforto e trazer novas ofertas de produtos, serviços e atendimento, nunca foi tão necessário como atualmente!
Desejo sucesso para todos nós!!!
Até a próxima !