COMO EXPLICAR O FENÔMENO BARBIE?

No dia 20 julho foi lançado o filme da boneca Barbie, o longa metragem mais esperado do ano. O universo cor de rosa da boneca, tomou conta das vitrines das lojas, cardápios de bares e restaurantes e contagiou a vida dos fãs entre adultos e crianças.  De roupa fashionista, produtos de beleza, a pipoca e lanches cor de rosa, referência a boneca mais famosa do mundo, está em todos os lugares.                                                                                                                                            

Mas como explicar esse fenômeno? Porque  o lançamento do filme da boneca Barbie de 64 anos mexeu tanto com a expectativa do público e do comércio? Para poder entender mais sobre esse fenômeno, eu fui atrás das respostas, e compartilho hoje com vocês leitores dois pontos importantes que pra mim fez total  sentido, e resultou nessa febre chamada Barbie.

Não tem como negar o intenso trabalho de marketing que foi realizado entre a Mattel e a Warner para a divulgação do filme. Desde o lançamento do primeiro teaser em dezembro de 2022, foi se criando uma enorme expectativa entre os fãs. Quanto mais a data de estreia do filme se aproximava, mais o público era bombardeado, com publicidade e produtos que fazem referência a boneca. Um exemplo é a rede de fast food Burguer King que em parceria com a Warner , lançou uma linha completa de lanches inspirada na boneca. A rede de café Starbucks, lançou bebidas cor de rosa. Mesmo as lojas e marcas sem produtos licenciados, entraram na onda cor de rosa para vender seus produtos que tinham relação com esse universo.

Outro ponto mais do que fundamental para explicar o fenômeno Barbie é a nostalgia. Além da conexão com as pautas atuais da sociedade, o filme também aproveitou a onda nostálgica para alimentar a “onda rosa” Desde que os primeiros trailers foram divulgados, a Warner apostou bastante nas lembranças que muitas mulheres têm com o brinquedo. Lançada em 1959, a boneca esteve presente na infância de muitas pessoas e, por isso, é compreensível a ansiedade do público para vê-la ganhar vida nas telonas pela primeira vez.

E para Finalizar, criar estratégias em cima de um filme sem esse teor de nostalgia não teria o mesmo efeito, assim como um filme que puxa para esse tema do passado, sem um trabalho intenso de marketing, não surtiria o mesmo efeito. A estratégia foi impecável em justificar a intensidade da campanha pelo teor nostálgico do personagem”.

Um forte abraço e até a próxima!

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Conheça a autora

Lilian Monteiro

Lilian Monteiro é especialista em Visual Merchandising, com mais de 12 anos de experiência no varejo. Formada em Design de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, construiu sua carreira em grandes redes como C&A e Seller Magazine. Ao longo dos anos, se especializou em Coolhunting, Jornada do Cliente, Decoração de Interiores e Storytelling, unindo estratégia e criatividade na criação de experiências visuais que encantam e geram resultados. Fundou a Visume VM em 2019, com o propósito de transformar o varejo de forma leve, criativa e descomplicada.
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