A loja linda de ontem não serve para hoje! Preparação de loja é todo dia!

O dinamismo do varejo exige muito esforço e dedicação do time de loja e operações, não só pelas metas comerciais, pela energia gasta no atendimento ao cliente, ou horários muitas vezes estendidos, trabalhos em datas sazonais e feriados. O desempenho de uma loja física depende muito da preparação de loja!

Alguns usam o termo “arrumação” ou “organização”, o que não está errado, mas talvez o mais adequado possa ser “preparação”. O time mexe na loja, mudam lotes de lugar, limpam, trocam cartaz, abastecem gôndolas, segmentam prateleiras, fazem vitrines, com um único objetivo, que é vender! Vender cada vez mais e com qualidade!

O que pode acontecer na rotina do time de loja, e até mesmo do profissional de Visual Merchandising  em todos os níveis, é cansar. Isso mesmo, cansar de manter a “guarda” alta, e é neste momento, em que a guarda abaixa, é que a loja fica vulnerável, desorganizada, é que o produto fica sem preço, a gôndola fica suja, e o cliente decide não comprar um produto.

Somos acostumados a medir o NPS dos clientes que compram e fazem uma crítica ou elogio, mas o incalculável é o que faz realmente a diferença, são os clientes que não compram. Pode ser pelo motivo de atendimento, por não ter encontrado o produto que desejava, ou qualquer outra situação que não esteja relacionada ao VM. Mas existe uma chance alta de clientes circularem pela loja, nenhum vendedor, atendente ou colaborador abordar, e o cliente sair por algum erro na preparação da loja. E isso é prejuízo na veia do varejista, pois teve a oportunidade de vender, e não vendeu. E o custo para trazer clientes para a loja é alto! E perder uma venda para a concorrência ainda mais.

Por isso, a dica de hoje é: não baixe a guarda, mantenham – se atentos. Quando se cansar, lembrem – se que o cliente de ontem, não é o mesmo de hoje, a loja precisa estar linda e bem preparada hoje! E existem algumas ferramentas para manter a equipe altamente engajada com a preparação de loja, uma das mais eficazes e baratas, é o treinamento. Quando o time de loja entende o quanto é importante a preparação de loja, fica mais leve, mais fácil e até mais divertido este processo, ainda mais quando percebem os comentários dos clientes a respeito da loja, e aumentam o volume de vendas e comissão.

Numa loja bem preparada, a sociedade ganha! A compra fica mais fluída, mais rápida, todo mundo ganha tempo! A compra fica mais leve e dinâmica. Bom para a empresa, clientes e colaboradores!

Uma ótima semana, e boas vendas!

COLABORAÇÃO ESPECIAL: Everton Oliveira Coordenador de Visual Merchandising de loja de eletro, móveis e tecnologia

Linkedin : Everton Oliveira Instagram: @everton.olvr

Posts relacionados

Conheça a autora

Lilian Monteiro

Lilian Monteiro é especialista em Visual Merchandising, com mais de 12 anos de experiência no varejo. Formada em Design de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, construiu sua carreira em grandes redes como C&A e Seller Magazine. Ao longo dos anos, se especializou em Coolhunting, Jornada do Cliente, Decoração de Interiores e Storytelling, unindo estratégia e criatividade na criação de experiências visuais que encantam e geram resultados. Fundou a Visume VM em 2019, com o propósito de transformar o varejo de forma leve, criativa e descomplicada.
plugins premium WordPress