LATAM RETAIL EXPO – BACK TO THE FUTURE

Aconteceu entre os dia 19 e 21 de setembro, o Latam Retail Expo – BACK TO THE FUTURE, o mais importante evento B2B de varejo e consumo da América Latina. Um evento que proporciona uma imersão em 3 dias com apresentação das principais e mais importantes novidades tecnológicas e disruptivas no mercado de consumo e varejo.        

Eu estive presente no evento fazendo cobertura das principais palestras pelo Jornal O Município e venho através dessa matéria compartilhar com vocês leitores minha percepção sobre os principais insights e novidades.

                                           

Vou começar por uma frase que ouvi em uma das palestras. Essa frase é muito simples e pode parecer óbvia, só que na prática ela ainda não é a realidade de muitos lojistas.

“PARA O NOVO SER COSNTRUÍDO, O VELHO TEM QUE IR EMBORA”

Significa que estamos vivendo uma grande transformação no varejo em uma velocidade como nunca visto antes. Com a pandemia de 2020, a velocidade dessas transformações, ou melhor a necessidade de transformação só aumentou. E para que essas transformações possam entrar e ocorrer dentro do seu estabelecimento, muitos processos que não fazem mas sentido para o momento atual, devem ser substituídos e atualizados, conforme as necessidades de consumo e mercado.

Palco de evento com painéis em LED e pessoas assistindo

Toda essa transformação que está ocorrendo no varejo e no comportamento de consumo tem a ver com o avanço da tecnologia que estamos vivenciando. E essa tecnologia passou a ter uma grande importância dentro do varejo. A tecnologia entra como um fator importante de facilitador de processos e operação de loja, como também como facilitador da experiência de compra do cliente. Alguns exemplos: Espelhos inteligentes, auto atendimento nos checkout , lojas autônomas.

Não dá para negar que esse novo varejo está pautado na tecnologia, mas por maior que seja esse avanço tecnológico, não podemos nunca esquecer que o que move o varejo são pessoas, e a grande transformação se inicia com as ações para o cliente. Esquecer as velhas práticas e entregar para o seu cliente soluções que resolvem as suas necessidades que hoje são completamente diferente de necessidades de 5 , 10, 15 anos atrás. A Famosa frase, “resolver a dor do consumidor”

As lojas on-line se tornaram plataformas de conveniência e praticidade enquanto uma loja física nesse novo varejo, é a oportunidade que a marca tem de ter contato com o seu cliente. As lojas físicas se tornaram pontos de experiência, estamos falando hoje de um varejo sensorial, onde o cliente não entra mais apenas interessado em comprar um produto, mas sim em ter uma experiência memorável, que consiga trabalhar emoções e despertar os cinco sentidos.

E nesse novo varejo, uma marca não pode estar presente em apenas um canal, estamos falando da multicanalidade, de uma forma que todos os canais de uma marca, estejam conectados entre si e proporcionem uma experiência completa para o seu cliente. Mesmo que uma marca não seja nativa digital, ela precisa ter muito forte a sua presença no digital. Um bom exemplo dessa multicanalidade que proporciona experiência completa, são as lojas que nasceram no digital e que por essa necessidade do contato físico com seu cliente estão abrindo lojas físicas.

Por maior que seja a transformação digital ocorrendo no varejo, ela nunca vai superar uma transformação mais humanizada e que deve iniciar com as ações realizadas para o seu cliente.

E eu deixo aqui para você uma provocação: Quais são as transformações que você está fazendo em sua loja, para entregar melhores soluções e melhor experiência para seu o seu cliente?

Um forte abraço e até a próxima

Fundadora da Visume