Na era da experiência, em um mundo impulsionado pela imagem e pela arte de encantar, não há dúvida de que aplicar em sua loja um visual merchandising impactante é a chave para o sucesso no varejo do século XXI.
Em meio à concorrência acirrada, a capacidade de prender a atenção do cliente, guiá-lo por uma experiência que desperta sentidos, é um diferencial para se destacar.
E a pergunta fundamental é: ‘Como aplicar um Visual Merchandising que realmente vende?’
Na matéria de hoje, trago CINCO DICAS de visual merchandising para você aplicar ai na sua loja e trazer melhores resultados nas vendas.
É hora de impulsionar suas vendas como nunca antes, vem comigo:
-PRIMEIRA DICA – ENTENDA O PÚBLICO ALVO : Quem é a persona da sua marca? Entender o seu público-alvo é o primeiro passo essencial para aplicar um visual merchandising assertivo. Os resultados positivos estão ligados diretamente em entregar soluções certas conforme as preferências, necessidades e comportamentos da sua persona. Afinal, o que encanta um grupo demográfico pode não ter o mesmo efeito sobre outro. O que motiva seus clientes? Quais são seus valores, interesses e estilos de vida? Para obter essas respostas, você pode realizar pesquisas de mercado, análises de redes sociais e até mesmo conversas diretas com seus clientes. Ao entender quem realmente é a sua persona, você estará preparado para aplicar um visual merchandising conforme as necessidades do seu público.
Não se trata apenas de vender produtos, mas de criar uma experiência que se conecta emocionalmente e visualmente com seus clientes.
SEGUNDA DICA- LAYOUT DE LOJA: O layout da sua loja é uma peças chave do seu visual merchandising. Ele define a experiência do cliente e influencia diretamente em suas decisões de compra. Portanto, saber como aplicar um visual merchandising estratégico e funcional, começa com uma definição cuidadosa do layout de sua loja, para otimizar espaço, definir uma exposição de produto atrativa e para criar um fluxo de compras eficiente, você deve considerar a jornada do cliente.
TERCEIRA DICA – CORES : Nossa queridinha aqui na Visume. Não conseguimos imaginar uma loja sem cor. A cor é responsável por trazer alma e identidade para uma loja física.
A cor têm um impacto direto na experiência do cliente e em suas decisões de compra. Despertam emoção e transmitem mensagens. Dica importante: As cores escolhidas para sua loja devem ser cuidadosamente consideradas com base no seu público-alvo e na mensagem que deseja transmitir, ligada a comunicação da sua marca. Cores vibrantes podem criar um ambiente energético, enquanto tons suaves proporcionam uma sensação de calma.
QUARTA DICA- SINALIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO: A sinalização e a comunicação visual são elementos fundamentais para entender como aplicar um visual merchandising de sucesso. A importância de uma comunicação objetiva e com propósitos por meio de sinais, displays e elementos visuais não podem ser subestimadas. Esses elementos não apenas orientam os clientes, mas também contam a história da sua marca e direcionam seu comportamento de compra.
Ao criar sinais e displays, lembre-se da clareza e simplicidade. Eles devem ser facilmente compreendidos pelos clientes, independentemente de seu conhecimento prévio sobre a loja ou produtos. Além disso, a consistência na comunicação visual é fundamental para criar uma experiência positiva. Isso inclui a escolha de fontes, cores, imagens e estilos que se alinham com a identidade de sua marca e se mantêm consistentes em toda a loja. E devem estar presentes em fachada, vitrines e em todo ponto de vendas.
QUINTA DICA- EXPOSIÇÃO DE PRODUTO: As técnicas de VM são responsáveis por aplicar exposições atraentes, estratégicas e que mostrem o real valor do produto. A exposição deve capturar a atenção do cliente e incentivar a explorar mais. Calma, vou explicar!
-Destaque produtos-chave em locais estratégicos da loja.
-Ao trazer novas soluções na exposição de produto, você cria uma oportunidade para vendas adicionais.
-Coordene produtos com relação de uso com cartela de cor bem definida, dessa forma você desperta o encantamento e o interesse pela compra.
-Em datas ou campanhas sazonais, crie apelos emocionais e muita sinalização, dessa forma você direciona a atenção para produtos específicos.
-Mantenha a rotatividade da exposição de produto, para manter o interesse dos clientes e incentivá-los a retornar à loja em busca de novidades.
E ai me conta: Essas dicas foram úteis para você?
Quer mais dicas práticas de como aplicar um visual merchandising que traz melhores resultados nas vendas? Toda semana tem post novo aqui no blog e também não deixe de nos seguir nas redes sociais!
Até a próxima