LOJAS ON-LINE VÃO ENFRAQUECER AS LOJAS FÍSICAS?

Diante da transformação digital que estamos vivendo e o aumento das vendas on-line, sempre fica uma preocupação se as lojas físicas vão perder seu espaço. Na verdade, o que está perdendo espaço É O MODELO ANTIGO DE FAZER VAREJO. 

Para as lojas físicas não morrerem será necessário reinventar e transformar o ponto de venda em ponto de experiência, para entregar um novo varejo para um novo consumidor.

A razão de existir do varejo sempre foi fazer a conexão de quem está atrás do balcão querendo vender para alguém que quer comprar. Porém esse modelo de negócio está velho e ultrapassado.

Vamos entender a diferença entre loja on-line e loja física?

LOJA ON-LINE: Elas proporcionam conveniência e praticidade.

Por exemplo: No sofá de casa eu posso fazer a compra de uma roupa, comprar a ração do meu cachorro que está acabando, comprar uma flor e mandar entregar para uma amiga aniversariante.

LOJA FÍSICA: É um ponto de venda, onde tem um comerciante querendo vender uma roupa da última tendência da moda, a ração do meu cachorro e um vasinho de flor para presentear um aniversariante, certo?  Até aqui tudo bem!!

Mas por que eu tenho que sair da minha casa, gastar combustível, enfrentar um trânsito ( principalmente grandes cidades), pagar estacionamento ou zona azul, para ir até uma loja se eu posso comprar qualquer coisa com a conveniência de não sair da minha casa?

É ai que está a grande diferença, e é exatamente esse ponto que não vai deixar as lojas on-line enfraquecerem as lojas físicas: A EXPERIÊNCIA.

Isso mesmo, as lojas on-line diferentes das lojas físicas, não proporcionam experiências e encantamento. É claro, toda loja on-line precisa oferecer uma boa experiência e facilidade para a compra não ser frustrante e difícil, mas eu estou falando de uma experiência física, com encantamento e com engajamento emocional, com diversão. Essa experiência a loja on-line não oferece.

Vamos então deixar bem claro:

Loja on-line = praticidade e conveniência

Loja Física=  experiência, encantamento, engajamento emocional, diversão.

E falando em transformação digital no varejo, sim a tecnologia é de grande importância para a transformação das lojas físicas, mas ela deve entrar como um meio, um facilitador da experiência, jamais o fim. 

Lembre-se:  o varejo é feito de gente para gente, e o varejo humanizado será um grande diferencial diante dessa transformação tecnológica que estamos vivendo.

Me conta, o que você está fazendo para transformar a sua loja física em um ponto de experiência?

Um forte abraço e até a próxima

Fundadora da Visume