PÓS NRF 2024

No dia 31 de janeiro aconteceu em São Paulo o evento Retail Trend – Pós NRF 2024, organizado pelo grupo Gouvêa, e eu estive presente no evento para poder compartilhar com vocês leitores os principais insights e tendências do varejo para 2024.

A NRF é a principal feira de Varejo do mundo, que acontece todo mês de janeiro na cidade de Nova York e reúne os principais profissionais, palestrantes  e fornecedores do mundo em um mesmo espaço.                                                                                                                                                              A National Retail Federation (NRF) traz as principais atualizações e novidades para o setor varejistas e diversos profissionais do Brasil que vão até o evento em Nava York depois compartilham em um evento especial com profissionais ,os principais insights, por isso chamamos de Pós NRF.

Sempre trago como destaque desses eventos uma frase que vai liderar os insights, as ações para mudanças e melhorias. Dessa pós NRF eu trouxe comigo o seguinte destaque:

‘Não tenha clientes , tenha fãs” No atual cenário e contexto do varejo vão se destacar e se manter no jogo, as empresas que conquistarem fãs. Para ficar mais claro e que foi muito falado nas palestras, eu compartilho um exemplo com vocês:  Uma grande parte das gravadoras de música da década de 70 e 80 não existem mais, mas as bandas daquela época continuam fazendo sucesso entre gerações. O motivo é simplesmente porque as bandas conquistaram fãs e não clientes, como as gravadoras!

Bem desafiador, não é mesmo? E s como conquistar esses fãs? Primeiro de tudo vamos olhar para as principais tendências do varejo de 2024, olhar para o que o consumidor está buscando e o que ele espera de uma marca. O que faz um consumidor querer ir na sua loja e não no seu concorrente? E principalmente, o que faz o consumidor ir até uma loja física ao invés de realizar compras na conveniência e praticidade de uma loja online?

Quero antes de qualquer coisa reforçar ainda mais com vocês que o antigo modelo de PONTO DE VENDAS, morreu, ele não existe mais e lojas que não se atualizarem, vão ser excluídas do mercado.    Hoje estamos falando em ponto de experiência. O que antes chamávamos de PDV, hoje chamamos de PDE. E um grande diferencial para iniciar essa transformação ai dentro da sua loja e entregar melhores experiências é atender cliente de forma única, personalizada, individualizada.                                                                                                                                                                           Hoje não se trata apenas de ter a melhor loja, o melhor produto ou serviço, vai se manter no “jogo” lojistas que souberem engajar e conectar pessoas de forma emocional.

Sim, estamos falando de um varejo com experiência, um varejo sensorial e que desperta emoções positivas durante toda jornada de compra. Estamos vivenciando um varejo onde precisamos olhar para a polarização do consumidor, onde o varejista vai se destacar e engajar seu consumidor se ele se posicionar em pelo menos um desses.

Valor, Solucção , conveniência e experiência. Precisamos sempre ter em mente que o consumidor é o combustível do varejo e das transformações que estão ocorrendo.

1ªSOLUÇÃO: Criar varejo de solução. Qual é a “dor” do seu cliente e como você está solucionando essa dor com a entrega do produto ou serviço? Pessoas não compram produto, elas contratam produtos para solucionarem problemas.

2ªCONVENIENCIA: Vivemos em um momento de escassez do tempo. Tempo virou um artigo de luxo, e oferecer praticidade e conveniência na hora da compra será um grande diferencial. Compras sem atrito.

3ª VALOR: Qual o valor do seu serviço ou produto. Você deixa bem claro isso para o seu consumidor, ele consegue entender o real valor do seu produto? A entrega precisa ser forte o suficiente para não ficar contando para o consumidor porque ele deve comprar na sua loja.

4ªEXPERIÊNCIA: Estamos vivendo na era da experiência, onde o grande diferencial entre as lojas físicas e on-line é a experiência emocional e do contato humano que as lojas on-line não oferecem. Qual o diferencial da sua loja, que deixa lembranças memoráveis no consumidor fazendo ele querer ir sempre na sua loja.

Aqui são alguns insights que vão te ajudar a pensar e criar provocações juntos com a sua equipe para iniciar essas transformações e melhorias.

O varejo não suporta mais o modelo antigo de lojas e atendimento. Estamos vivendo um novo varejo um novo consumidor, que nos traz mudanças o tempo todo. Trazer mais experiência, mais conveniência, novas soluções e mostrar o seu real valor, é cada vez mais necessário para transformar seus clientes em fãs da sua marca!

Na próxima matéria vou compartilhar com vocês, as tendências do varejo que vão mudar completamente a forma de entregar de produto ou serviço em 2024.

Beijos e até a próxima

Fundadora da Visume