VISUAL MERCHANDISING NÃO É SÓ PARA MODA

Quando falamos em visual merchandising, logo associamos essa atividade aplicada em lojas do segmento vestuário e acessórios. A minha formação é em design de moda, mas desde quando me especializei em VM e iniciei minha carreira nessa área há 12 anos, pude perceber, em especial quando trabalhei na Seller Magazine, que as técnicas e ferramentas do VM se aplicam nos mais diversos segmentos do varejo. Hoje com meu escritório de Visual Merchandising, a Visume VM, desenvolvo projeto de Visual Merchandising e design de lojas para áreas como alimento, pisos e revestimentos, calçados, ótica, material para construção , restaurantes , lojas de móveis, lojas de chocolate, perfumaria  e todos com dois propósitos muito importantes:                                                                                                               

 “Transformar pontos de vendas em pontos de experiência e contar histórias únicas e incríveis de cada marca”

Através do Visual merchandising e um design criativo e estratégico, conseguimos transformar a experiência de compra, mostrar o real valor do produto na exposição, despertar sensações e criar conexões através de historias que encantam.

Na matéria de hoje , vou compartilhar com vocês, algumas estratégias de VM que trabalhei nos projetos da Visume, sendo eles de segmentos completamente diferentes, e claro, não são do segmento moda e vestuário.

Então, se você atua em um desses segmentos, essas dicas com certeza podem te ajudar:

1-RESTAURANTE: Proporcione experiências memoráveis e imersivas no universo e nos propósitos da marca, através de uma ambientação forte, com identidade e personalidade.

2-PISOS E REVESTIMENTOS: Crie pequenos ambientes para mostrar de forma real a utilização do produto.

3-ÓTICA: Facilite a decisão de compra, separando a exposição de produto por estilo, gênero e momento de uso.

4-CAMEBA ( CAMA, MESA E BANHO) : Exponha os produtos fora da embalagem e crie na exposição coordenados de coleção e ralação de uso.

5- ALIMENTO: Exponha o produto por categoria separado por marca. Se tiver grande volume de estoque, aposte em uma exposição massificada.

6-PERFUMARIA: Separe a exposição por linha de produto  e agrupe kits para gerar venda casada.

As técnicas de Visual Merchandising podem ser aplicadas nos mais diversos segmentos do varejo e reforço que “VM não é só para moda”, pois acredito que todos os lojistas tem potencial para inovar e transformar resultados de vendas  a partir do Visual Merchandising e um design criativo e estratégico!  

Ótimas vendas e até a próxima

Fundadora da Visume