Sempre reforço que #VM não é só para moda e dentro das marcas que atendo desenvolvendo projetos de Visual Merchandising, várias não vendem vestuário, como por exemplo a loja Lu Froes presentes, que é uma loja revendedora Natura.
Na matéria de hoje, quero compartilhar com vocês QUATRO DICAS, importantes de técnicas e ferramentas de #visualmerchandising para o segmento PERFUMARIA fazendo uma analogia com o segmento vestuário, para vocês entenderem como as técnicas de VM se aplicam nos mais diversos segmentos do varejo !
PRIMEIRA DICA – LINHA DE PRODUTO: Separe os produtos por linha. É normal dentro do segmento perfumaria encontrarmos linhas de produtos diferentes. Para facilitar a percepção do cliente em relação a proposta de cada linha, deixe elas separadas na exposição e cada uma deve ter o seu destaque. A analogia com o segmento vestuário, seriam as coleções de produtos. No VM de uma loja de roupa, não separamos os produtos por coleção, separando estampas, cores e estilo de uso? Com a perfumaria é igual. Cada linha de produto tem sua proposta.
SEGUNDA DICA – CROSS MERCHANDISING: Desenvolva na exposição a técnica de CROSS MERCHANDISING, para gerar venda casada e despertar no seu cliente interesse de compras não programadas. Nesse exemplo, utilizei as bonecas e o bichinhos ( produto de vendas dessa loja) para fazer o cross merchandising na exposição de produto da Linha “Mamãe e Bebê da natura. A analogia com o segmento vestuário, é como expor o acessório cinto, calçado junto com a roupa para criar a sugestão completa de look
TERCEIRA DICA – EXPERIEMENTAÇÃO: É de extrema importância que o cliente tenha acesso a experimentação do produto, para sentir aroma, toque e textura. Disponibilize sempre na frente do produto em exposição, um “tester” para que o cliente possa ter a experiência com o produto e sinta desejo pela compra. A analogia com o segmento vestuário, é a facilidade que o cliente tem em provar na loja uma roupa no seu corpo, com um perfume, desodorante, sabonete, maquiagem, não é diferente. O ciente também tem que ter essa facilidade em experimentar e se sentir bem com o produto.
QUARTA DICA- AMBIENTAÇÃO: Através dos elementos visuais conseguimos despertar sentidos no consumidor, além de trazer leveza para o espaço, e reforçar a identidade da marca, proporcionando ao consumidor uma experiência imersiva durante a jornada de compra. Esse elemento de ambientação, tem que ter ralação com a identidade e propósitos da marca, podendo ser desde uma vasinho de planta, uma comunicação visual, até itens mais elaborados e produzidos de forma personalizada. A analogia com o segmento vestuário, é que todos os segmentos de loja devem proporcionar experiências imersivas no universo da marca e despertar sentido. Estamos falando do segmento perfumaria, que desperta o sentido olfato, trazer o despertar para o sentido visão é fundamental para uma experiência positiva!
Você que também é do segmento perfumaria ou profissional da área, fica atento nessas dicas para não faltar na sua exposição e com isso gerar melhores resultados nas vendas.
Até a próxima